Sobre
"Dentro da tradição construtiva
e neoconcreta, muito presente na arquitetura e pintura brasileiras, Marcos Bonisson é um dos raros artistas a seguir essa vertente no campo da fotografia."
Marcos Bonisson (Rio de Janeiro, Brasil, 1958) trabalha com fotografia e vídeo. Com fotografia, desde o final da década de 1970 e, com vídeo, desde os anos 1980.
"O Arpoador, mais especificamente, a Praia do Diabo, tornou-se para o artista um estúdio fotográfico natural, um local de escrita visual, um teatro vivo no qual, ano após ano, ele concentra seu pensamento... Bonisson não fotografa o óbvio turístico da beleza ou o óbvio sociológico de um dia de praia cheia."
Ele aprecia a ideia do estudo antes de fotografar e filmar. Muitas vezes, faz interferências na paisagem. Tais estudos são livres, fragmentados, não convencionais e possuem relação objetiva, mas também subjetiva com os trabalhos finais.
Suas fotografias são formadas por uma natureza estonteante, mas há ação humana de engenharia que transforma a geografia em poética. A própria fotografia assume um caráter exploratório: demarca territórios, assinala fluxos de luz, descreve e analisa objetos, movimentos e atmosferas.
O signo, a ideia, a invenção pela transformação, a subjetividade, o processo mesmo da invenção e da construção da imagem e a dimensão poética do lugar são elementos que guiam o trabalho do artista.
Dentro da tradição construtiva e neoconcreta, muito presente na arquitetura e pintura brasileiras, Marcos Bonisson é um dos raros artistas a seguir essa vertente no campo da fotografia.
O artista é graduado em Letras (UNESA) e pós-graduado em Arte e Cultura (UCAM). Estudou Gravura, Desenho, Cinema e Fotografia na EAV - Escola de Artes Visuais do Parque Lage entre 1977 e 1981, onde, atualmente, é professor autônomo nos cursos livres de Introdução à Videoarte e Conversações sobre Escritos de Arte com o Curador Fernando Cocchiarale. Também é mestre em Ciência da Arte (UFF) e doutorando em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF).
Bonisson participou de três Bienais Internacionais: 27ª Bienal Internacional de São Paulo (2006), 2ª BienalSur (2019) e XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira, Portugal (2020), além de ter participado em diversas mostras coletivas de Arte no Brasil e no exterior. Os seus três últimos filmes em parceria com o videoartista Khalil Charif já foram apresentados em mais de noventa festivais internacionais de cinema, ganhando dez diferentes prêmios na categoria de melhor curta experimental.
Publicou os livros Arpoador (Editora Nau, 2011), Pulsar (Editora Binóculo, MAM, 2013) e ZIGZAG (Editora Bazar do Tempo, 2017). Suas mais recentes exposições individuais foram no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2013, na Maison Européenne de la Photographie (MEP-Paris) em 2015 e na Galeria do Parque Lage em 2018, na condição de artista homenageado.
Exposições
Notícias
Formas de envio
Enviamos para todo Brasil via Correios, modalidades PAC ou SEDEX.
Formas de pagamento
Cartão de crédito (até 2x s/ juros) ou à vista via transferência ou Pix.
Contato
+55 21 96565-1923
contato@arturfidalgo.com.br
Endereço
Rua Siqueira Campos 143 - piso 2 - lj 1
Copacabana
Horário de Funcionamento
Seg - Sex: 10h às 13h e 14h às 19h
Sáb - mediante agendamento