top of page
Banner interno Mariana_Passaros.png

Mariana Voigt Mascarenhas

"Segundo a artista, é um trabalho que demonstra que a força do indivíduo se encontra no coletivo, na troca, na harmonia e na mistura."

Mariana Voigt Mascarenhas (1965, Rio de Janeiro, Brasil) vive e trabalha no Rio de Janeiro. Se formou em Comunicação Visual na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) no ano de 1989. Posteriormente, trabalhou com Direção de Arte em TV e ingressou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), onde iniciou sua produção artística e teve como mestre o artista plástico João Magalhães. Durante o período, Mariana explorou técnicas em desenho e pintura sobre papel e tela, além de materiais como tecidos, objetos e artefatos antigos. Integrou a criação do grupo PAREDE na mesma instituição, o qual buscava a discussão sobre o lugar da pintura pendurada na parede no cenário das artes plásticas da época.

Atualmente, através da colagem, pintura, desenho e aquarela, sua obra tem como uma das figuras centrais a representação da cabeça, questionando e delirando o indivíduo em diversas circunstâncias. Segundo a artista, é um trabalho que demonstra que "a força do indivíduo se encontra no coletivo, na troca, na harmonia e na mistura".

Participou de exposições coletivas e individuais no Centro Cultural Parque das Ruínas (2007), Galeria do Porto (2008) e Centro Cultural dos Correios (2009).

bottom of page