top of page

After: Nature

27 Ago - 14 Set 2013

Franz Manata - Saulo Laudares


A exposição apresentou um conjunto de trabalhos produzidos, desde 2008, nos mais diversos suportes que refletem a vivência em um mundo mediado pelas experiências virtuais e, ao mesmo tempo, permeado pela memória da tradição.


Os trabalhos expostos ‘surgem’ a partir da instalação sonora urbana AFTER: NATURE apresentada em 2008 e contemplada com o Prêmio Interferências Urbanas daquele ano. O projeto consistiu na instalação de 42 tweeters, na copa de 5 árvores, numa área do Aterro do Flamengo conhecida como “recanto dos animais” com a reprodução de uma trilha sonora composta a partir de sons de vários animais silvestres. Em determinados momentos, essa trilha – que parecia ser natural – deixa pistas de que o som que emanava daquelas árvores era, na verdade, uma composição eletrônica com efeitos e artifícios digitais.


Nesta mostra, os artistas evitam conclusões e apresentam ‘apenas’ indícios. Eles misturam vivência pessoal e memória afetiva com o repertório da tradição das artes plásticas num jogo lúdico de metalinguagem que parte do repertório popular.

Baixar PDF - After Nature
Download • 61KB




bottom of page