10 Dez - 1 Mar 2008
Antonio Manuel - Ernesto Neto - Gustavo Speridião - José Damasceno - Miguel Rio Branco - Paulo Climachauska - Paulo Vivacqua - Rafael Carneiro - Vicente de Mello - Waltercio Caldas
O ponto de partida desta exposição foi a reunião de um grupo de artistas contemporâneos brasileiros para produzirem obras a partir de uma experimentação com uma nova técnica: a impressão de trabalhos gráficos a partir de uma matriz originada por arquivo digital.
Trata-se de um grupo heterogêneo de artistas de várias gerações, cada qual com as suas poéticas e seus meios habituais de expressão que, diante das possibilidades inéditas abertas por uma inovação tecnológica, desenvolvem diferentes caminhos.
As obras da exposição foram impressas numa antiga prensa francesa Marinoni sob a orientação de Iuri Frigoletto que juntamente com a Lithos introduziu esta tecnologia de impressão litográfica com matriz. Outro ponto de interesse da exposição é mostrar esse resultado da fusão de uma tecnologia atual (a matriz digital) com uma máquina do século XIX na produção de obras de artistas contemporâneos.
Comentarios