Aqui e Ali [em exibição]
- contato05954
- 29 de mai.
- 1 min de leitura
Atualizado: há 1 dia
22.05 - 04.07.2025 – Agrippina R. Manhattan
“Aqui e Ali” é a primeira individual de Agrippina R. Manhattan na galeria. Com curadoria de Lucas Alberto, a mostra, por meio de uma série de trabalhos realizados em diferentes meios, busca entender as diversas formas que tempo e espaço moldam nosso mundo e nossa vida.
A partir da representação do espaço, tem-se um mapa mas, a representação nunca é neutra; ela é sempre uma escolha. A forma como decidimos retratar o real é imediatamente conectada com a forma que aprendemos a ver o mundo. A visão — esse aparato conceitual que, aqui, representa um conjunto de sentidos maior que o olhar — colocada em comparação com o de um povo, um tempo ou um alguém diferente, sempre revela a estrutura desse aparato. A mostra se organiza nessa encruzilhada entre ver, olhar, perceber e representar.
De acordo com Agrippina R. Manhattan: “Aqui e ali; Eu e o outro; Norte/ sul. Os binarismos, com suas limitações, marcam a fronteira entre o inimaginável e o real. A partir desse pensamento, o mundo parece mais esperançoso. Ao perder as ilusões do mapa, seguimos rumo ao descobrimento; não o descobrimento/invasão que é insensível para o que veio antes, mas para um reencontro tão radicalmente antigo que é como um outro mundo. As fronteiras se dissolvem; o mapa já não é mais o limite; ele é um caminho.”.
Artista, pesquisadora, professora e travesti, Agrippina é natural de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Seu trabalho, permeado por comentários à História da Arte, é parte de uma profunda preocupação com tudo aquilo que restringe a liberdade. A palavra; a norma; a hierarquia; o pensamento.







